Remédio caseiro para tosse

O remédio caseiro para tosse pode ser a sua salvação para resolver esse incômodo que afeta milhares de pessoas. É verdade que ela tem a sua função de defesa no organismo, no entanto o “cof cof” prolongado não é nada legal.

A tosse pode ser gerada pelos mais diversos motivos, seja por um simples engasgo, passando pela gripe e bronquite, até chegar a uma enfisema pulmonar ou tuberculose.

Remédio caseiro para tosse
Remédio caseiro para tosse (Foto: Reprodução)

Independente do motivo da sua tosse, se nenhum dos remédios caseiros solucionar o seu problema, o ideal é procurar por um médico e explicar a situação. Somente ele será capaz de dar o diagnóstico mais aprofundado.

Remédio Caseiro para tosse – Indicações

O remédio caseiro para tosse é indicado para quem está gripado, com a garganta inflamando, em ambiente muito seco e com algum tipo de alergia. Confira abaixo as opções que lhe proporcionarão alívio rápido.

Chá de Limão e Mel

Com certeza, a sua mãe, tia ou avó já lhe disse que o mel é bom para a garganta. Pois bem, agora imagine se o mesmo for misturado com mel e limão? Bela combinação não é mesmo?

Pois bem, saiba que esse trio é bastante indicado para quem está com tosse provocada por dores de garganta.

Há ainda a opção de colocar alho na receita, bastando picar dois dentes de alho e coloca em uma jarra de água quente. O recomendado é que esse remédio natural para a tosse seja tomado durante o dia ou antes de dormir.

Modo de preparo do chá: Faça um suco de limão com mel, pegue duas colheres do mesmo e faça o chá.

Chá de hortelã

As infusões costumam ser excelentes opções para as mais variadas enfermidades. Com a tosse não seria diferente, uma vez que o chá de hortelã auxilia na redução quase que completa do problema, graças aos benefícios das folhas.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de folhas de hortelãs (frescas ou secas)

Modo de Preparo

Coloque a hortelã na xícara de água e deixe atingir o ponto de fervura. Feito isso, mantenha a mistura no fogo por mais 10 minutos. Assim que estiver morna, adicione mel para melhorar o gosto da infusão e beba de 1 a 2 vezes por dia.

Chá de gengibre

Muitas pessoas comem pequenos pedaços de gengibre, mas como o gosto é muito forte, a opção mais viável é de acrescentar a raiz a uma jarra de água fervente e depois coar. O recomendado é que seja ingerido morno, duas xícaras por dia.

Modo de preparo: Pegue uma raiz de 5 cm de gengibre (fatiado em rodelas) e coloque em 1 litro de água quente.

Chá de alho

É recomendado para casos em que a tosse é causada por resfriados e gripes. Ele possui propriedades poderosas e capazes de resolver definitivamente o problema.

Ingredientes

  • 2 cravos-da-Índia
  • 1 casca de canela
  • ¹/² litro de água
  • 1 dente de alho

Modo de Preparo

Mistura água, canela e cravos e ferva por 5 ou 7 minutos. Feito isso, soque o alho até que o mesmo assuma uma forma pastosa.

Leia Também:

Remédio caseiro para candidíase – Causas e Tratamento

Remédio caseiro para corrimento vaginal – Causas e Tratamento

Com a água ainda fervendo, misture o alho socado com a infusão de canela e cravos. Desligue o fogo, tampa a caneca e aguarde por 10 minutos. Os ingredientes que compõem esse remédio caseiro para tosse possui propriedades anti-inflamatórias, ou seja, irão auxiliar o organismo a eliminar as bactérias e vírus causadores da gripe e resfriados.

Mel com Própolis

Por fim, um dos remédios caseiros para tosse mais conhecidos entre as pessoas. O famoso mel com própolis funciona sim e pode ser encontrado, já pronto, em lojas especializadas, farmácias naturais, entre outros.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here