Remédio caseiro para descongestionar o nariz

Quem não conhece uma boa opção de remédio caseiro para descongestionar o nariz? Todo mundo tem uma receita própria em casa. Mas será que essas soluções realmente funcionam?

Quando o clima começa a virar muito, mudando drasticamente de frio para calor, é comum que a gente comece a acumular um pouco de muco no nariz. Às vezes, quando estamos em um local com muita poeira, também é possível que essas partículas inflamem as narinas, que ficam entupidas por causa disso.

São muitas as razões que ajudam a entupir um nariz e nem todo remédio caseiro combate todas elas. É preciso saber qual opção é eficiente para cada caso. Confira abaixo!

Quais os melhores remédios caseiros para descongestionar o nariz?

Chá de alteia

A alteia é uma planta medicinal que tem propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e, principalmente, descongestionantes. É, portanto, sua maior aliada na luta contra um nariz entupido, já que combate todas as razões que causam o entupimento.

Para descongestionar o nariz, o melhor é um chá de alteia para desinflamar os vasos sanguíneos da região e resolver a situação. O melhor: é muito fácil de fazer!

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas de alteia (picadas preferencialmente);
  • 500 ml de água

Como preparar

Ferva a água no fogão ou em uma chaleira elétrica. Quando a água começar a apresentar pequenas bolhas, é sinal que está pronta. Desligue o fogo e adicione as folhas de alteia.

Deixe tudo repousar por cerca de 10 minutos e depois coe a mistura.

Beba 3 xícaras desse chá por dia.

Alteia (Foto: Reprodução)

Compressa de gengibre

As compressas no nariz têm efeito emoliente no muco nasal. O que isso significa? Significa que as compressas ajudam a amolecer o muco que está entupindo seu nariz e resolver o problema. É ideal para quem está com sintomas de gripe também ou para quando o tempo virou.

Para ter um efeito mais potente na sua compressa, nada como fazê-la com um chá de gengibre, já que essa planta tem propriedades anti-inflamatórias. Como fazer isso? Vamos lá!

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de gengibre ralada;
  • 150 ml de água;
  • 1 recipiente para compressa.

Como preparar

Ferva 150 ml de água junto com a raiz de gengibre ralada por cerca de 10 minutos. Quando a água estiver borbulhando, desligue o fogo e abafe a mistura por cerca de 5 minutos.

Coloque o chá na sua compressa e espere para que ela não esteja quente demais (cuidado para não se queimar). Quando a temperatura estiver aceitável para você, coloque a compressa no rosto e deixe descansar por 15 minutos.

Leia também:

Remédio caseiro para zumbido no ouvido – como preparar

Receitas de remédio caseiro para baixar colesterol


Inalação com óleos

Os óleos de plantas como a malaleuca e o eucalipto são muito importantes na luta para descongestionar o nariz, já que têm propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam a tirar o muco que congestiona as narinas. Também é útil quando o tempo virar.

Se você quer desentupir o nariz com um remédio caseiro, pode fazar uma solução natural para inalação com esses óleos.

Basta respirar o vapor da mistura para começar a melhorar.

Ingredientes

  • 1 gota de óleo essencial de malaleuca;
  • 1 gota de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 litro de água

Como preparar

Ferva o 1 litro de água. Quando estiver pronto, coloque o líquido em um recipiente resistente ao calor, como uma tigela de vidro, por exemplo.

Acrescente os óleos essenciais na água e misture um pouco. Depois, cubra sua cabeça com uma toalha e se aproxime do recipiente para poder inalar o vapor que sai dali.

Tome cuidado para não se queimar com o líquido fervente.

Esses são 3 excelentes opções de remédio caseiro para descongestionar o nariz. Caso os sintomas persistam, procure um médico para que ele possa analisar a situação.

Um comentário em “Remédio caseiro para descongestionar o nariz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *