Receitas de remédio caseiro para refluxo

Você está dormindo e, de repente, acorda com aquele ácido estomacal no seu esôfago. A sensação é ruim, uma das piores que podemos sentir. Por isso, é útil conhecer algumas receitas de remédio caseiro para refluxo, de modo a aliviar os males dessa situação.

A parte positiva da situação é que o refluxo não afeta muitas pessoas. Cerca de 7% da população sofre com esse problema todos os dias, fruto de uma doença específica no esôfago. Nesse caso, o ideal é procurar um médico para tratar a situação.

Já as outras pessoas que passam pelo refluxo em uma ocasião ou outra, podem usar os remédios abaixo para aliviar a situação. Confira quais são!

Remédio caseiro para refluxo – mascar chiclete

Pode parecer um absurdo, mas não é: mascar chiclete é um poderoso remédio contra refluxos. 

Claro, você não deve mascá-los todos os dias pois poderá causar outros danos no estômago, mas em momentos de crise ele pode ajudar bastante.

A razão disso é dupla: em primeiro lugar, o chiclete conta com bicarbonato de sódio na sua fórmula (veremos a importância disso em breve, mas em resumo, o bicarbonato ajuda diminuir a acidez do esôfago).

Já a segunda razão é que o chiclete estimula a produção de saliva, que ajuda a eliminar a acidez do esôfago, diminuindo a ardência do refluxo.

Por isso, quando sentir queimar o esôfago, masque um chiclete até a dor passar.


Remédio para evitar refluxo – controle o horário das refeições

O refluxo é o ácido estomacal voltando para a garganta. O ácido estomacal, por sua vez, acontece porque o estômago está em digestão.

Por isso, faz todo o sentido não ir para cama dormir enquanto o corpo faz a digestão, ou seja, em três horas depois de dormir.

Um estudo internacional mostrou que os sintomas de refluxo crescem muito mais quando as pessoas comem perto do horário de dormir.

Por isso, o melhor remédio caseiro para refluxo é se prevenir e comer com um bom intervalo da sua última refeição.


Remédio caseiro para refluxo – bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um santo remédio caseiro para atacar o refluxo. Ele é um sal alcalinizante natural que pode diminuir muito a acidez do estômago.

Ele é tão eficaz que muitos remédios de farmácia o usam em sua fórmula.

Para usá-lo, não tem segredo. Veja como!

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 250 ml de água.

Como preparar

Misture bem os dois ingredientes até o bicarbonato ser todo dissolvido na água e então beba a mistura. Pode beber aos poucos, sem problemas. O ideal é tomar toda a mistura para diminuir a acidez e remover o refluxo.


Remédio caseiro contra refluxo – chá de gengibre

Ainda no sentido da prevenção, um remédio caseiro que ajuda a evitar o refluxo é o chá de gengibre.

Uma das características dessa raiz é estimular o sistema digestivo a produzir mais das enzimas digestivas.

Isso diminui o tempo que o alimento fica no estômago, evitando que o refluxo se forme. Ótimo, não é mesmo?

O problema é que esse remédio previne o refluxo e não atua bem na hora da crise. Por isso, tome o chá durante o dia para evitar que tenha problemas durante a noite.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de raspas de gengibre;
  • 1 litro de água.

Como fazer

Esquente a água em uma panela ou chaleira e depois adicione o gengibre, deixando agir por aproximadamente 5 minutos. Depois coe, guarde em uma garrafa e beba durante o dia.

Seguindo essas receitas de remédio caseiro para refluxo, você notará que o problema não voltará e, caso aconteça, você saberá como agir contra ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *