Receitas de remédio caseiro para pulgas

Os ectoparasitas podem causar muitos problemas para os cachorros e gatos. Além da coceira e da dor na mordida, eles ainda podem transmitir doenças e causar problemas na pele do animal. Por isso, é importante conhecer receitas de remédio caseiro para pulgas, de modo a proteger o seu pet.

No entanto, lembre-se de que grande parte dos medicamentos para pulgas, sejam caseiros, sejam comerciais, são aplicados na pele e nos pelos dos animais de estimação. Por isso, há o risco dos cachorros e gatos lamberem o remédio, o que traz problemas.

A solução para isso é usar aqueles cones que impedem que o animalzinho consiga lamber o próprio corpo, para evitar que ele ingira o remédio, ok? Por isso, não aplique nenhuma solução sem aquele equipamento de segurança.

Agora, vejamos as receitas a seguir!

Receita de remédio caseiro para pulgas – Banho com frutas cítricas

As furtas cítricas são os inimigos número 1 das pulgas em cachorros ou gatos. Por isso, existem várias maneiras de usá-las para combater os ectoparasitas e manter seu pet à salvo.

Uma boa maneira é fazer um banho com frutas cítricas para eliminar as pulgas do seu animal de estimação. Para isso, ferva uma boa quantidade de água (vai depender do tamanho do seu cachorro ou gato) e adicione bastante rodelas de limão ali. Deixe a água esfriar durante a noite toda, enquanto o limão vai soltando suas propriedades no líquido.

No dia seguinte (escolha um dia quente para o animal não passar frio), dê um banho nele com aquela água. Basta verter o líquido no corpo do cachorro ou gato, obviamente evitando o rosto.

Não é preciso passar água para retirar o líquido depois, a não ser que o animal de estimação começar a mostrar desconforto. Lembre-se de evitar que ele lamba a mistura, ok?


Remédio caseiro para pulgas – vinagre

O vinagre de maçã é um amigo muito confiável na hora de eliminar pulgas e outros parasitas (você provavelmente já o usou para eliminar piolhos, não é mesmo?).

A parte positiva é que ele pode ser usado tanto na correção contra pulgas, como na prevenção também.

No primeiro caso, use-o para dar banho no seu animal de estimação. Para isso, misture uma xícara de vinagre com uma xícara de detergente líquido. Depois, use essa solução para dar banho no seu animal de estimação, mas faça tudo com muito cuidado, evitando o rosto do animal. Deixe a mistura agir no corpo por mais ou menos 30 minutos e depois lave bem. Repita o processo algumas vezes na semana para garantir que o animalzinho está livre das pulgas.

Depois disso, você pode usar o vinagre para prevenir o aparecimento de pulgas. Coloque meia xícara de vinagre de maçã e meia de água na embalagem de xampu para cachorro ou gato e então passe a usá-lo na sua rotina tradicional de banho no animal. Deixe sempre atuar por 5 minutos, depois enxague e, assim, você garantirá que o seu pet está protegido contra pulgas por mais tempo.


Lembre-se de limpar a sua casa também

As pulgas não ficam apenas nos animais, elas também se espalham pela casa. Por causa disso, não adianta dar um remédio no bicho pois, em pouco tempo, ele voltará a estar cheio de pulgas.

Portanto, não esqueça de elaborar soluções para limpar a sua casa também. Além de uma bela faxina, use as frutas cítricas para combater os espaços que costumam estar mais cheios de pulgas, como almofadas, tapetes e afins.

Para limpá-los, faça a mesma mistura de água e limão da nossa primeira dica. Coloque tudo em uma garrafa com esguicho e vá limpando esses ambientes para eliminar os parasitas.

E aí, o que achou das nossas receitas caseiras para pulgas? Comente abaixo com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *