Receitas de remédio caseiro para pneumonia

A pneumonia é uma doença muito comum, mas também muito perigosa. Ela pode atingir muita gente, especialmente em tempos mais frios como o inverno. Por isso, é importante conhecer algumas receitas de remédio caseiro para pneumonia.

Uma informação importante é que não tem como curar a pneumonia com remédios caseiros. Isso mesmo: a cura só vem com acompanhamento médico e os remédios receitados por eles.

Se você estiver com pneumonia ou suspeitar disso, procure imediatamente um médico para iniciar o tratamento.

Porém, alguns remédios caseiros ajudam a aliviar os sintomas e podem ser utilizados EM CONJUNTO com o tratamento indicado pelo médio.

Confira a seguir algumas opções!

Remédio caseiro para pneumonia – chá de hortelã-pimenta

Um dos primeiros sintomas da pneumonia é a tosse, que chega de repente e continua durante toda a duração da doença.

A tosse não é só sinal de que algo está errado. Tem também uma função muito importante: de tentar expelir fluído do pulmão que foi contaminado pela infecção da pneumonia.

Por isso, o ideal não é parar de tossir, mas diminuir o ritmo e intensidade para não causar dor e irritação na garganta.

Nessa lógica, o ideal é tomar um chá de hortelã-pimenta. Essa planta é conhecida por efeitos descongestionantes, analgésicos e anti-inflamatórios, além de ajudar a expelir muco mais facilmente.

Por isso, ajuda a proteger da irritação da tosse constante e auxilia na limpeza do pulmão.

Ingredientes

  • de 7 a 10 folhas de hortelã-pimenta;
  • 250 ml de água;
  • opcional: mel ou limão.

Como preparar

Limpe as folhas de hortelã-pimenta em água corrente e amasse-as com uma colher. Coloque o resultado em uma xícara ou caneca.

Depois, aqueça a água em uma chaleira ou panela e, quando estiver fervendo, tire do fogo. Deixe esfriar por um pouquinho e depois coloque a água na caneca.

Tampe e deixe agir por mais ou menos 10 minutos. Remova as folhas do líquido e finalize com um pouquinho de mel ou limão (se quiser).


Remédio caseiro para pneumonia – compressa de água morna.

Outro sintoma incômodo da pneumonia é a febre, que é sinal de que seu corpo está combatendo a infecção. Ela costuma durar menos de uma semana, se você fizer tratamento médico.

Para ajudar a aliviar os efeitos da febre, aplique uma compressa de água morna na cabeça.

Muita gente usa água fria, mas o choque térmico causa efeitos colaterais negativos. Por isso, é importante tentar diminuir a temperatura do corpo de forma mais gradual.

Como fazer

Esquente água e deixe esfriar em uma panela. Quando a água estiver mais ou menos morna (menos quente do que a temperatura da febre), coloque uma toalha limpa dentro da panela.

Retire o excesso de água e aplique na testa da pessoa com febre.


Remédio caseiro para pneumonia – xícara de café

Pode parecer estranho, mas uma xícara de café pode ser útil para ajudar a aliviar um dos sintomas da pneumonia: a falta de ar.

Em alguns casos de pneumonia, pode ficar difícil respirar. Alguns médicos recomendam inaladores (que também são bons), mas uma maneira interessante de combater a falta de ar é com o café.

A cafeína tem o efeito de ajudar a abrir os dutos de ar nos pulmões, o que faz com que respiremos melhor.

Como já mencionamos, não esqueça que nenhum remédio caseiro para pneumonia vai curar a infecção completamente. Eles ajudam apenas a lidar com os sintomas. Se você estiver com suspeita de pneumonia, procure um médico imediatamente, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *