Receitas de remédio caseiro para impingem

Você reparou que começaram a surgir algumas feridas vermelhas, escamosas e que dão comichão? Então talvez você precise de algum remédio caseiro para impingem.

Conhecida popularmente por impingem (ou tinhas, em alguns lugares) essa doença se chama dermatofitose e é muito comum, com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil.

Ela é causada por um tipo de fungo chamado tinea, que vive em pedaços de tecidos mortos da pele, como as unhas ou o cabelo.

A doença é altamente contagiosa e as pessoas podem ser infectadas até mesmo se tocarem em uma maçaneta de porta que alguém tocou anteriormente.

A impingem costuma ser tratada com remédios antifúngicos, mas é possível combater o problema com soluções caseiras. Conheça algumas a seguir!

Uma base inicial para combater a impingem: água e sabão

Antes de aplicar qualquer remédio na região afetada pela dermatofitose, você precisa manter a área bem limpa para evitar que a micose cresça e espalhe pelo resto do corpo.

Por isso, use água e um sabonete antibacteriano para limpar as feridas antes de aplicar qualquer tipo de remédio, seja natural ou não. Também não se esqueça de secar muito bem a ferida pois a umidade ajuda o fungo a se espalhar.

Agora sim: vamos conferir os remédios caseiros para dermatofitose!

Remédio caseiro para impingem – vinagre de maçã

O vinagre de maçã é famoso por ter propriedades antifúngicas. É por isso que é um material usado frequentemente para combater doenças e condições causadas por fungos. Aliás, até mesmo na sua casa, em situações de infiltrações na parede que começam a aparecer fungos, você pode usar o vinagre de maçã para tentar resolver o problema.

Por isso, ele também é um bom remédio caseiro para dermatofitose. Para usá-lo é muito simples: pegue uma bolinha de algodão e a afunde em vinagre de maçã. Depois, esfregue o algodão molhado pela pele, especialmente na região afetada.

Repita o procedimento de duas a três vezes por dia.


Remédio caseiro para impingem – óleo de coco

Outro elemento composto por propriedades antifúngicas é o óleo de coco. Não é a toa, por exemplo, que ele é usado em muitos produtos para cabelo, como condicionadores ou shampoos.

Além disso, ele tem absorção muito rápida pela pele, o que o faz ainda mais eficiente no combate a infecções cutâneas, como é o caso da dermatofitose.

Para usá-lo, não tem segredo: compre um pouco de óleo de coco e esquente no micro-ondas uma quantidade bem pequena do material, até que ele fique totalmente líquido.

Então aplique diretamente na área afetada pelos fungos. Repita o procedimento 3 vezes durante o dia (preferencialmente de manhã, a tarde e durante a noite).


Remédio caseiro para dermatofitose – Aloe vera

A famosa babosa (cujo nome “oficial” é aloe vera) também é um remédio natural para combater fungos e bacterias. Isso porque a planta tem propriedades especiais que combatem esses microrganismos.

Coincidentemente, assim como no caso do óleo de coco, a aloe vera também é muito usada em produtos para o cabelo (portanto, sendo especialmente útil contra a impingem no escalpo).

Para usá-la, basta tirar um pouco do gel da aloe vera e aplicá-lo na área afetada. Para isso, pegue um babosa e corte na vertical, para extrair o gel de dentro dela.


Remédio caseiro para impingem – óleo de capim-limão

O óleo essencial de capim-limão é outro produto que tem propriedades antifúngicas, assim como o óleo de coco, a aloe vera e outros citados aqui.

A aplicação dele é um pouco mais complexa do que dos outros remédios desse artigo.

Você deverá misturar algumas gotas do óleo essencial de capim-limão com um óleo transportador. Esse tipo de óleo, também chamado de óleo base, é muito usado na aromaterapia para ajudar a diluir os óleos essenciais e são muito bons para aplicação na pele. Você acha em qualquer loja de produtos naturais facilmente.

O que você fará é o seguinte: vai pegar uma garrafinha de óleo transportador e adicionar ali dentro algumas gotas do óleo essencial de capim-limão.

Então, aplicará a mistura na pele, no lugar da infecção, algumas vezes ao dia. Recomendamos 3 vezes, de manhã, de tarde e de noite.

Capim-Limão (Foto: Reprodução)

Se tudo isso for muito difícil de achar na sua cidade, você pode tentar usar um saquinho de chá de capim-limão e aplicá-lo na micose. É menos eficiente que o óleo essencial, mas já ajuda.

Essas são algumas receitas de remédio caseiro para impingem que ajudarão a combater esse problema para você. Lembrando sempre que você não deve usar nenhuma dessas soluções caso seja alérgico aos ingredientes e deve sempre consultar um médico antes de se auto-medicar. E aí, o que achou das sugestões? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *