Receitas de remédio caseiro para fibromialgia

É difícil encontrar um bom remédio caseiro para fibromialgia. Essa doença, que afeta de 2 a 4% da população, causa dores crônicas pelo corpo.

Apesar de afetar homens e mulheres, a proporção de gênero nesse caso é muito desbalanceada: 90% dos casos são em mulheres e apenas 10% em homens.

É difícil curar uma situação como a fibromialgia pois ela causa dores crônicas. Tomar muito analgésico é complicado pois remédios como aspirina ou ibuprofeno podem causar uma gastrite.

Mas existem alguns cuidados na remodelação da vida que ajudam a aliviar (pelo menos um pouquinho) os sintomas da fibromialgia. Confira quais são!

Remédio caseiro para fibromialgia – acupuntura

Um dos principais problemas causados pela fibromialgia é a dor e rigidez nos músculos. Uma maneira de combater isso é com a acupuntura, uma técnica chinesa milenar.

Caso você não conheça, nós explicamos: a acupuntura é feita com o auxílio de agulhas muito, muito finas, que são inseridas em diferentes pontos do corpo. A teoria é que essas agulhas ativam pontos que vão ajudar a causar determinados efeitos no corpo.

Um estudo feito pela Cochrane Databese of Systematic Reviews analisou mais de 9 estudos envolvendo 395 participantes que tentaram usar a acupuntura para aliviar os sintomas da fibromialgia. A conclusão foi que há sim evidências de que o uso das agulhas pode aliviar um pouco a dor e rigidez causadas pela doença.

Portanto, vale a pena tentar sessões de acupuntura com algum especialista na técnica.


Remédio caseiro para fibromialgia – Tai Chi Chuan

Mais uma prática chinesa antiga que pode ajudar a combater os sintomas da fibromialgia.

Descrevendo de maneira leiga, o Tai Chi Chuan mistura exercícios físicos, de respiração e meditação.

Esse alongamento, com técnicas de respiração e meditação auxiliam o corpo a bombear mais oxigênio, aliviando o estresse e reduzindo as dores no dia a dia.

Segundo um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, as participantes que tinham fibromialgia e fizeram duas sessões de Tai Chi Chuan por semana (uma hora cada) por 12 semanas seguidas registram uma diminuição na dor e nos sintomas de depressão, além de aumento na qualidade do sono e de vida no geral. Esses efeitos duraram até 24 semanas depois que os exercícios foram interrompidos.


Remédio caseiro para fibromialgia – reeducação alimentar

Você é o que você come. Quem sofre com doenças crônicas como a fibromialgia ou a endometriose sabe disso melhor do que os outros.

Afinal, uma refeição “errada” pode causar uma inflamação no corpo que coloca a pessoa de cama pelo resto do dia.

É claro que é chato ter que controlar absolutamente cada pedaço de comida ingerido, mas é necessário se queremos diminuir os efeitos da fibromialgia.

Por isso, precisamos encarar uma reeducação alimentar que ajude a trazer melhores nutrientes para que o corpo tenha combustível adequado para se curar.

O primeiro passo é tentar adicionar mais e mais legumes e vegetais no seu dia a dia, para obter vitaminas, minerais e outros nutrientes (como fibras) para o seu organismo.

O segundo passo é tentar evitar comidas industrializadas pois elas estão entre as que mais causam inflamação.

Em termos de gordura e proteína, tente escolher as opções mais saudáveis, como peixes ou ovos. Se possível, evite carne vermelha, especialmente a de animais que foram criados com injeção de antibióticos, pois eles causam muita inflamação.

Por fim, lembre-se de se manter hidratada, pois um corpo bem hidratado controla melhor a inflamação, digestão e ajuda a curar suas células.

E aí, o que achou das nossas dicas de remédio caseiro para fibromialgia? Comente abaixo com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *