Receitas de remédio caseiro para dor de ouvido

Existe algo pior do que ver nossos filhos reclamando de dor no ouvido? É péssimo, não é? Especialmente porque nós sabemos o quanto dói. Por isso, é bom ter sempre em mãos receitas de remédio caseiro para dor de ouvido.

Em grande parte dos casos, a dor de ouvido é causada por infecções e bactérias. Nessas situações, tudo que o corpo precisa é de um pouco de alívio para combater a doença sozinho.

Todavia, se a criança apresentar febre alta (acima de 38º), o ideal é procurar um médico.

Se não for o caso, veja a seguir alguns remédios caseiros que ajudarão a aliviar os sintomas!

Remédio caseiro para dor de ouvido: alho

Você sabia que o alho é um poderoso aliado no combate às infecções causadas por bactérias? Pois é, ele tem propriedades antibacterianas e é muito útil para livrar nosso corpo delas.

Além disso, o alho também ajuda no alívio de dores, por isso é uma boa ideia colocá-lo na comida (além de ser útil no combate a dor de ouvido, já que elimina as bactérias e alivia a dor ao mesmo tempo).

Ingredientes

  • um dente de alho;
  • alguns mililitros de azeite de oliva.

Como preparar

Esquente um pouco de azeite de oliva em uma panela (o suficiente para encharcar um dente de alho).

Enquanto o azeite está no fogo, descasque o dente de alho e esprema-o em um espremedor.

Tire o azeite do fogo (não deixe esquentar muito, o ideal é deixá-lo morno) e coloque numa vasilha por alguns minutos junto com o alho espremido. A ideia é deixar o alho bem molhado, absorvendo o azeite.

Depois de alguns minutos, coe o alho e aplique o azeite no canal exterior do ouvido com dor.


Remédio caseiro para dor de ouvido: gengibre

Ah, o gengibre. Um aliado para muitas e muitas condições que nos afligem graças às suas propriedades anti-inflamatórias naturais.

Como ele é útil para desinflamar partes do corpo, o gengibre é muito importante no combate à qualquer tipo de dor (já que a dor é, de certo modo, uma inflamação).

Nesse caso, devemos fazer a mesma coisa que fizemos com o alho:

Pegue um pouco de gengibre, descasque e esprema. Enquanto isso, aqueça um pouco de azeite até ficar morno (mas não fervente). Misture os dois e enxague bastante, para que as propriedades anti-inflamatórias passem do gengibre para o azeite.

Deixe agir por alguns minutos e depois coe, para retirar o gengibre da mistura. Aplique o azeite na parte exterior do ouvido.


Remédio caseiro para aliviar a dor de ouvido: compressas quentes e frias

O calor e o frio são excelentes aliados para ajudar a aliviar as dores no ouvido. Eles não curam a infecção, mas facilitam o processo natural de cura.

Para isso, você pode comprar aqueles conjuntos de gel térmico para esquentar ou esfriar dependendo da preferência.

O ideal é alternar o calor e o frio a cada 10 minutos mais ou menos, para conseguir um pouco do alívio nas dores.

Essas são 3 receitas simples de remédio caseiro para dor de ouvido. Alterne as três para melhor efeito. Depois, volte e nos conte o que achou das receitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *