Receitas de remédio caseiro para cólica menstrual

Toda mulher tem uma receita mágica de remédio caseiro para cólica menstrual. Um chazinho aqui, uma comida favorita ali. Cada uma usa um segredo próprio para combater as cólicas.

Mas o que realmente funciona para aliviar as dores da cólica menstrual? Que tipo de remédio caseiro podemos usar quando surge aquele doloroso período do mês? Confira a seguir!

Receita de remédio caseiro para cólica menstrual – chá de gengibre

O gengibre é uma raiz muito útil para inserir no seu dia a dia. Além de ajudar em várias áreas, ainda auxilia na redução das dores da cólica menstrual.

Um estudo feito com estudantes de uma universidade descobriu que doses de 250 mg de pó de gengibre, de 3 a 4 vezes por dia, são tão efetivas para aliviar a dor como o ibuprofeno.

Ingredientes

  • um pedaço pequeno de gengibre;
  • água.

Como preparar

Aqueça a água em uma chaleira ou panela e, depois de fervida, tire do fogo. Insira o pedaço de gengibre na panela e deixe tampada por algum tempo. Depois coe e beba.


Remédio caseiro para cólica menstrual – chá de camomila

Muitas mulheres menosprezam o poder do chá de camomila para combater as cólicas menstruais, mas ele é muito efetivo se usado corretamente.

Segundo estudos de 2012, o chá de camomila aumenta o nível de glicina na urina. A glicina, por sua vez, ajuda a aliviar espasmos musculares e é um relaxante para os nervos, diminuindo as cólicas.

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de sopa de flores de camomila.

Como preparar

Coloque a água em uma panela com tampa e deixe no fogo até chegar ao ponto de ebulição. Então desligue o fogo, acrescente a camomila e tampe a panela, deixando descansar por 10 minutos. Coe e sirva.

O importante para o chá de camomila ter efeito é usá-lo corretamente. Beba duas xícaras por dia uma semana antes da menstruação. Se esse processo for repetido todos os meses, os efeitos se acumulam e ficam mais poderosos.


Receita de remédio caseiro para cólica menstrual – calor

Você sabia que uma coisa tão simples como o calor pode ajudar a aliviar a cólica menstrual? Pois é o que um estudo internacional feito com 147 mulheres entre 18 e 30 anos afirma.

Segundo a pesquisa, mulheres que aplicaram uma bolsa de calor a 40 graus Celsius no corpo durante a menstruação registraram uma melhoria tão forte como se tivesse tomado ibuprofeno.

Para usar essa técnica, use uma bolsa de calor e esquente-a até ficar nos 40º Celsius. Não aqueça demais para não se queimar. Depois, aplique no corpo quando estiver com um episódio de cólicas.


Remédio caseiro para cólica menstrual – massagem com óleos essenciais

Você sabia que massagens podem ajudar a aliviar as dores da cólica menstrual? E o efeito é aumentado se elas forem feitas com óleos essenciais?

É o que mostra um estudo feito com 48 mulheres. O grupo que recebeu a massagem com um creme com óleos essenciais de lavanda, sálvia e manjerona registraram quedas na duração e intensidade da dor da cólica menstrual.

Se você quiser usar a mistura, faça o seguinte:

Ingredientes

  • uma gota de óleo essencial de lavanda;
  • uma gota de óleo essencial de sálvia;
  • uma gota de óleo essencial de manjerona;
  • uma colher de sopa de óleo carregador, como óleo de coco

Como preparar

Misture todos os ingredientes em um vidro e use o óleo obtido para massagear alguns pontos na sua barriga e costas. Clique nesse link e veja um vídeo com alguns pontos de pressão para apertar.

E aí, o que achou das receitas de remédio caseiro para cólica menstrual? Comente com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *