Receitas de remédio caseiro para caxumba

Apesar de sua incidência ter caído em 99% desde 1960, a caxumba ainda não foi erradicada totalmente no mundo inteiro. Por isso, é interessante ter sempre em mãos uma receita de remédio caseiro para caxumba.

Como ela é causada por um vírus, e não por bactérias, a caxumba não responde a antibióticos e outros remédios do tipo. O tratamento normal é descansar e esperar o vírus sair do sistema normalmente.

Porém, é possível agilizar as coisas com alguns remédios caseiros. Confira como a seguir!

Cuidados básicos com a caxumba

Um dos pontos mais importantes para tratar a caxumba é entender que é preciso de muito descanso e repouso para que o vírus vá embora facilmente e sem dar mais trabalho.

Por isso, listamos alguns cuidados a se ter para garantir um bom descanso e limitar os sintomas. Confira:

Descanse bastante

O período de quarentena da caxumba deve durar, mais ou menos, uns 20 dias. O CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, recomenda que as crianças e adultos infectados fiquem longe da escola ou do trabalho por, no mínimo, cinco dias desde o início do inchaço das suas glândulas.

Isso significa que é preciso descansar bastante, ficar em casa, deitado no sofá ou na cama, para diminuir a carga de exercício físico e permitir que o vírus saia do sistema imunológico.

Beba água

É normal que pessoas com caxumba comam pouco. É até um pouco lógico: a dor na garganta e o inchaço deixa tudo mais difícil nessa área.

Porém, é necessário ficar bem hidratado para manter o sistema imunológico forte e evitar que a situação piore. Serão necessários, no mínimo, 8 copos de água por dia para adultos.

Limpe a sua casa

Como o vírus da caxumba é altamente contagioso, você precisará higienizar muito bem a sua casa.

Use algumas soluções antivirais naturais (como óleo essencial de limão ou orégano) para limpar superfícies, lavar as mãos. Também lave bem as roupas de cama de todos.

Receitas de remédio caseiro para caxumba – chá de sabugueiro

Novamente, não custa falar: é difícil “curar” a caxumba. Temos de esperar o vírus ser derrotado pelo nosso sistema imunológico. Porém, dá para ajudar nessa luta com alguns chás antivirais, que combatem os vírus.

Um deles é o chá de sabugueiro, que é rico em vitamina C e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro;
  • 1 xícara de água.

Como preparar

Esquente a água em uma chaleira ou panela e coloque em uma xícara quando ela estiver fervente. Misture as flores secas e deixe macerar por mais ou menos 10 minutos.

Depois, coe a mistura e beba. Ingira 3 xícaras de chá por dia.


Receita de remédio caseiro para caxumba – chá de calêndula

Outra planta com fortes propriedades antivirais é a calêndula. Ela é especialmente útil contra a caxumba pois, além de fortalecer o sistema imunológico com seus compostos antivirais, fazendo com que o sistema lute contra o vírus de forma eficiente, ainda é anti-inflamatório, ajudando a aliviar os sintomas da caxumba.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de flores secas de calêndula;
  • 250 ml de água.

Como preparar

Ferva a água em uma panela ou chaleira e, depois, acrescente as flores secas de calêndula. Deixe em infusão por 10 minutos.

Coe a mistura e beba durante o dia. Como o gosto não é muito bom, você pode adicionar mel ou canela para ajudar a deixar mais gostoso.

E aí, o que achou das nossas receitas de remédio caseiro para caxumba? Com essas dicas, você combaterá a doença sem dificuldades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *