Receitas de remédio caseiro para caspa

Você sabia que cerca de 50% das pessoas no mundo sofrem com caspa? Existem muitos motivos para isso acontecer (muitos mesmo, desde pele desidratada até sensibilidade a produtos químicos e um fungo específico que vive no escalpo). Por isso, é importante conhecer receitas de remédio caseiro para caspa.

Normalmente, existem produtos químicos que prometem resolver o problema. A eficácia desses produtos depende da marca e da composição, mas existem algumas alternativas mais naturais (e baratas) para obter o mesmo efeito.

Confira a seguir!

Remédio caseiro para caspa – óleo de melaleuca + óleo de coco

O óleo de melaleuca tem poderosas propriedades antimicrobianas. Isso significa, na prática, que ele é indicado para várias situações que são causadas por todos os tipos de micróbios, incluindo fungos.

Caso a sua caspa seja causada por algum fungo ou pela dermatite seborreica (que também é originada por um fungo), o óleo de melaleuca é muito eficaz para resolver a situação.

Como usar

Você pode aplicar algumas gotas de óleo de melaleuca no seu escalpo e massagear com cuidado. Todavia, não recomendamos fazer isso assim.

Isso porque muita gente tem pele sensível e o óleo de melaleuca pode ser um pouco agressivo, causando irritações nestes casos.

O ideal é pegar um óleo carregador (como o óleo de coco, por exemplo) e dissolver algumas gotas de melaleuca nele. Assim, você perde o efeito agressivo, mas ainda consegue combater os fungos.

Aliás, o óleo de coco tem seus próprios benefícios no combate à caspa, pois ele é um hidratante que ajuda a deixar a pele do escalpo mais bem tratada.

Por isso, o combo óleo de melaleuca + óleo de coco é muito poderoso para lidar com a caspa.


Remédio caseiro para caspa – babosa

Você provavelmente já usou a babosa (Aloe vera) para tratar alguma coisa no seu cabelo. Seja para hidratá-lo, seja para tentar recuperar a saúde dos fios depois de descolorir, a babosa é muito conhecida por ajudar a hidratar os fios.

Além disso, a planta também tem um efeito poderoso contra bactérias e fungos. Ou seja: ela atua em duas frentes contra a caspa: combate o fugo que causa o problema, além de hidratar o escalpo (que também pode resolver a questão).

Por isso, aplique um pouco do óleo da babosa no seu cabelo, deixe agir por alguns minutos e depois lave.


Remédio caseiro para caspa – vinagre de maçã

Você provavelmente já usou o vinagre de maçã para se livrar de piolhos, correto? E para se livrar da caspa?

Tecnicamente, o piolho e a caspa não têm nada a ver um com o outro. Mas o vinagre de maçã é útil para combater os dois.

Uma das razões para isso é que o vinagre é ácido o suficiente para dissolver as células mortas de tecido no seu escalpo. Por isso, elas não ficam presas no seu cabelo (que é a caspa).

Além disso, o vinagre ajuda a equilibrar o pH da pele, o que dificulta o crescimento do fungo que causa a caspa.

Como usar

Existem duas maneiras de aplicar o vinagre de maçã na sua rotina e sentir os efeitos na luta contra a caspa.

A primeira delas é colocar algumas colheres de chá diretamente dentro do seu shampoo, fechar e misturar bem. Assim, conforme você vai lavando os cabelos, o vinagre vai sendo aplicado e você não precisa mais se preocupar.

A outra maneira é pegar um spray, remover o conteúdo e lavar muito bem. Então colocar ali vinagre de maçã e outros óleos essenciais, como o de coco, de melaleuca, hortelã, orégano, canela e cravo, e aplicar com alguma frequência no seu couro cabeludo.

Essas são as três principais receitas de remédio caseiro para caspa. Além delas, é importante tentar reduzir o seu nível de estresse (sim, o estresse causa caspa, sabia?). Se os sintomas persistirem, é interessante procurar um dermatologista. E aí, o que achou das sugestões? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *