Receitas de remédio caseiro para afta na boca

Dizem por aí que de médico e louco, todo mundo tem um pouco. Por isso, é comum vermos cada pessoa com as suas próprias receitas de remédio caseiro para afta na boca, um dos problemas mais comuns do nosso dia a dia.

As aftas são comuns porque existem muitas e muitas causas para elas, desde alguns problemas sérios como alergia a certos tipos de comidas ou deficiências de vitaminas, até o estresse do dia a dia. Além disso, existe um químico usado em algumas pastas de dentes (o SLS, Lauriléter sulfato de sódio) que está linkado com o surgimento de aftas segundo alguns estudos.

Cada pessoa tem a sua receita de remédio caseiro para afta na boca, mas qual delas realmente funcionam? Confira abaixo!

Receita de remédio caseiro para afta na boca – bochechar com feno-grego

Há séculos que o feno-grego é usado como planta medicinal para curar uma série enorme de situações. Isso acontece porque ele tem a capacidade de aumentar a força do nosso sistema imunológico, além de oferecer vitaminas e sais minerais como o cálcio, fósforo, zinco e ferro.

Por causa disso, alguns estudos já mostraram que o feno-grego pode ser um aliado natural para a nossa saúde bocal. Na prática, ele ajuda muito no combate à afta.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sementes de feno-grego;
  • 1 xícara de água gelada.

Como preparar

Coloque as sementes de feno-grego na xícara com água e misture bem. Depois, faça um bochecho com essa mistura na sua boca. Se possível, adicione algumas folhas de feno-grego na sua alimentação, como em saladas, para aproveitar melhor os seus benefícios.


Receita de remédio caseiro para afta na boca – enxague com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um velho aliado de quem sofre com aftas na boca. O problema é que ele é muito mal utilizado aqui no Brasil.

Há o costume de aplicar o bicarbonato de sódio diretamente na afta. Você já fez isso? É provável que sim. Isso é um problema pois o bicarbonato faz com que haja uma enorme ardência na região e não melhora em nada a sua cura.

O benefício do bicarbonato de sódio para lutar contra a afta é que ele ajuda a neutralizar o nível de acidez da boca, o que diminui a dor da afta. Além disso, ele também mata as bactérias que a causam. Mas não precisa aplicar diretamente na ferida. Veja como usar:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • meia xícara de água morna.

Como preparar

Misture os dois ingredientes e coloque na boca, fazendo um bochecho bem completo. Depois, enxague tudo com água limpa.


Receita de remédio caseiro para afta na boca – chá de sálvia

Você sabia que a sálvia tem propriedades antioxidantes e que ajudam a combater microrganismos? Portanto, ela tem as capacidades para balancear nosso sistema imunológico e ajudar a curar as aftas na boca.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de sálvia seca;
  • 1 xícara de água.

Como preparar

Misture os ingredientes e faça um bochecho com parte da mistura. Com a outra parte, enxague a boca. Se quiser, pode fazer uma segunda dose para beber (não é legal ingerir a primeira dose, usada no bochecho).


Receita de remédio caseiro para afta na boca – manjericão

Além do seu cheiro absolutamente espetacular, o manjericão é um poderoso aliado para ajudar a manter sua saúde bucal, sabia?

Segundo estudos, o manjericão tem propriedades anti-microrganismos. Por causa disso, são excelentes na prevenção de infecções e, claro, ajudam a combater as aftas na boca.

Normalmente, o manjericão é usado mais preventivamente, portanto você deve inseri-lo na sua alimentação. Ele é excelente para temperar carnes, por exemplo. Você também pode mastigar suas folhas entre refeições.

Porém, caso você já esteja com afta, existe uma maneira de usá-lo para curar.

Ingredientes

  • algumas folhas de manjericão;
  • água quente.

Como preparar

Mergulhe as folhas de manjericão na água quente e deixe ali por algum tempo, para agir como se fosse um chá. Depois, use a mistura para lavar a boca.

E aí, gostou das nossas receitas de remédio caseiro para afta na boca? Use-os na sua casa e depois conte se eles ajudaram a resolver o seu problema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *