Receitas de remédio caseiro para acne

Você conhece receitas de remédio caseiro para acne? Se sofre com a situação ou tem alguém na família que tenha o rosto coberto de espinhas, precisará saber algumas receitas para colocar em prática.

O funcionamento da acne é relativamente simples. Cada poro do seu rosto está conectado diretamente a uma glândula sebácea. Essa glândula, por sua vez, produz sebo, uma substância oleosa.

Quando o sebo fica “travado” no rosto, ele desenvolve uma bactéria que, por sua vez, é atacada pelas células brancas do rosto.

A acne é isso: o surgimento de espinhas por causa da batalha entre bactérias e células brancas nos poros obstruídos.

Como resolver a situação? Conheça algumas soluções caseiras abaixo!

Remédio caseiro para acne – máscara de mel e canela

Como vimos acima, a acne é fruto de uma inflamação causada pela luta entre uma bactéria chamada P. acnes e nossas células brancas.

Se combatemos a inflamação e o surgimento da bactéria, conseguimos impedir a formação da acne.

Por isso, o ideal é usar remédios caseiros com propriedades anti-inflamatórias e antibactericídas, como o mel e a canela.

Ambos os produtos são conhecidos por ter habilidades poderosas para lutar contra as bactérias e inflamações.

Por isso, o ideal é usá-los juntos em uma máscara anti-acne.

Ingredientes

  • duas colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de canela.

Como fazer

Misture o mel e a canela até formar uma pasta com as duas substâncias. Lave o rosto e aplique a máscara na região com acne por 15 minutos. Depois retire a máscara e seque o rosto.


Remédio caseiro para acne – óleo de melaleuca

Em 2015, pesquisadores analisaram a relação entre o óleo de melaleuca, que tem poderosas propriedades antibatericidas, com a acne (que é causada por uma bactéria).

A conclusão deles é que o óleo essencial de melaleuca é muito útil e é capaz de matar as bactérias em quem sofre de acne leve ou moderada, funcionando tão bem quanto os medicamentos mais comuns para acne.


Remédio Caseiro para acne – chá verde

Antioxidantes são elementos do nosso corpo que ajudam a quebrar moléculas de determinados elementos e proteger células de danos. Uma das funções dos antioxidantes é, portanto, quebrar as moléculas do sebo que fica acumulado nos poros da pele.

O chá verde é uma planta que conta com uma enorme quantidade de antioxidantes, especialmente o EGCG. Estudos mostraram que o EGCG é muito potente para reduzir a produção de sebo e acabar com o crescimento da P. acnes.

Como usar

Aqueça água em uma panela ou chaleira até ferver. Quando começar a borbulhar, adicione o chá verde por 3 a 4 minutos. Deixe o chá esfriar.

Depois disso, use uma bolinha de algodão para aplicar o chá verde no rosto. Deixe secar e depois lave o rosto adequadamente.

Se você quiser, pode aproveitar as folhas de chá verde para adicioná-las naquela máscara com mel e canela que mencionamos anteriormente.

Como deu para ver, existem algumas soluções interessantes para tratar a acne no seu rosto. Além desses remédios caseiros, lembre-se de manter bons hábitos para evitar o entupimento dos poros no rosto, como esfoliar a pele regularmente e lavar o rosto quando possível.

E aí, gostou dessas receitas de remédio caseiro para acne? Comente abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *